Por que as crianças desenham?


    É no desenho livre que mesmo as crianças mais novas conseguem  demonstrar de forma concreta algo que  vem de dentro do inconsciente e que portanto,diz respeito ao seu “eu interior” .

   A forma , a intensidade da cor, a pressão do lápis são informações valiosas sobre o mundo emocional da criança , enquanto a forma nomeada ficaria em segundo plano, pois muitas vezes quem a nomeia é o observador. 

     Quantas vezes não olhamos para um desenho infantil e já nos antecipamos dizendo : Que linda ficou esta MENINA, Que bonita esta CASA ...ou fazemos perguntas do tipo : E este cachorro, porque pintou de azul?" Questões que são retiradas daquilo que nós próprios consideramos “o certo” ou o “esteticamente correto”.       Quando fazemos este tipo de “intervenção “, sem perceber , retiramos a liberdade da  criança de se expressar , perdemos a oportunidade dela se conhecer através do próprio desenho além de limitarmos a criatividade pré-moldando formas e cores.

   O ideal, seria então,conseguirmos oferecer ferramentas para que a criança tenha o maior número de possibilidades de se expressar como e o que ela quiser.  Ferramentas que aumentem as possibilidades, como: diversidade de materiais, papéis, técnicas, misturas de cores etc.

    Eu sempre digo e acredito que onde  não há palavras , pode haver um desenho,  e por isso considero tão importante a arte livre no desenvolvimento emocional da criança.